#SóAcho: Aparecem muitos jacarés e desaparecem vários botos na capital nacional da espécie

O que chamou a atenção foi a notícia de que pesquisadores da região e do nosso município estão analisando o aparecimento de jacarés, enquanto nossos botos estão morrendo.

APARECIMENTO & DESAPARECIMENTO. O que chamou a atenção foi a notícia de que pesquisadores da região e do nosso município estão analisando o aparecimento de jacarés, enquanto nossos botos estão morrendo. Eles querem descobrir se há um descontrole populacional desses animais, enquanto nossos amiguinhos são mortos principalmente por redes clandestinas. Neste ano, sete jacarés foram avistados em Laguna, e quantos botos não foram mais vistos? A pesquisa deve durar dois anos e estão envolvidos pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e da Polícia Militar Ambiental. Em dois anos quantos mais botos-pescadores irão morrer?

Diz a matéria que esta é uma iniciativa inédita na região Sul. Depois de levantar os dados, os pesquisadores vão começar a fazer comparativos para ver se existe um descontrole populacional da espécie. E nossos botos? Esses que “pertencem” à Laguna, capital nacional da espécie, como ficam? Nossos amiguinhos não precisam de estudos “de dois anos” para saber a causa de suas mortes. Jacarés aparecem e são estudados, botos estão desaparecendo e assim vão continuar. Realmente tem coisas que não se pode entender.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

NA BALSA usuários ficam desprotegidos, e reclamam sobre a travessia em dias de frio, vento e chuva. Quem necessita fazer essa viagem diariamente, principalmente, para trabalhar sofre com essa situação, já que a balsa pequena não tem proteção nesses dias. Acho, mas #sóacho, que pelo preço pago à empresa, fornecer algum conforto para os usuários ficaria de bom tamanho.

CPI, CPI e CPI: essa é a situação atual na casa do povo. Por falar nesse panorama, a maioria os resultados não está agradando grande parte da população, isso se observa nos comentários que diariamente tomam as redes sociais.

Foto: Reprodução

LI E POSTEI o comentário feito pelo professor Rodrigo Bento, o qual tenho profunda admiração. Em suas redes sociais, falando sobre o que vem acontecendo em nosso município, o educador disse: “Fico aqui imaginando como está Dr. Paulo Carneiro [foto ao lado] lá no céu observando esses nossos “políticos” brincando de criar CPI para desviar os verdadeiros problemas da cidade. Paulo Carneiro era natural de Ubá, Minas Gerais, veio para Laguna em 1931, para trabalhar no Hospital aos 23 anos. Prefeito por três vezes. Criou escolas, disponibilizou infraestrutura para as comunidades do interior abrindo estradas de ligação entre as localidades. Por sua dedicação, foi homenageado ainda em vida, com seu busto esculpido em bronze na praça do centro, em frente ao Mercado Público. Salve Dr. Paulo Carneiro”.

LI NO BLOG do Valmir Guedes Junior sobre uma foto que mostra um tempo de outrora – décadas de 70/80. Aparecem, ao lado do Mercado Público, em seu lado norte, em forma de “semi-elipse”, as barraquinhas coloridas de madeira enfeitavam a paisagem. E a gente sabia de cor e salteado: barraca do Cláudio, do Valdo, do “seu” Odair, da dona Bela.

Vendiam brinquedos, bolas, bonecas, relógios, rádios, lembranças da Laguna, anéis, óculos de sol, cadeira de praia, boias, guarda-sol… Uma miscelânea. O nosso shopping das antigas. A foto (veja aqui) foi clicada pelo Geraldo Luiz da Cunha, o Gê, e atravessa os tempos, continuando viva em nossa memória.

#RAPIDINHAS: Nosso Terminal Pesqueiro Público ainda está longe de representar, como se falava, 40% da economia do município. A estadualização tão falada agora parece que vai de fato acontecer. Enquanto isso a capacidade de operação no geral está longe de uma realidade anunciada. Tudo permaneceu como antes, principalmente sob os cargos políticos que permanecem os mesmos, e será que vai ter mudança? Vamos aguardar.

Foto: Jorge Anastasiadis

FALANDO EM MERCADO PÚBLICO nunca mais se escutou nada sobre quando e de que forma serão feitas as concessões. A última reunião aconteceu em abril deste ano por um “grupo” que iria estudar e elaborar o edital de ocupação dos boxes do espaço histórico, juntamente com representantes da sociedade civil. Esta última aguarda, até agora, por um espaço e é justamente onde se encontram as pessoas interessadas em ali estabelecerem seus negócios. O que se sabe até agora é que as obras não correm o risco de parar e segundo o responsável pela obra será entregue ao município em novembro, ou seja, faltam apenas quatro meses. Será que vai dar tempo de vermos as portas abertas no final de ano? Fica esse questionamento.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O TIRO NO VICE SAIU PELA CULATRA na sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Laguna após aprovação do pedido de criação de Comissão Processante (CP) contra o vice-prefeito do município, Júlio César Willemmann (PSD, foto). Segundo o denunciante, Júlio teria visitado Miami nos Estados Unidos por um período superior a 15 dias. A questão será matemática 14, 15 ou 16 e por isso acho, mas #sóacho, que 60 dias é um prazo muito longo para essa comissão chegar a um denominador comum. Em sua defesa ainda falou que: “Tem vereador que perdeu a noção de poder e política”.

SE NOS BASTIDORES da política lagunense o mar está agitado hoje, imagina em 2020 com as eleições municipais na porta. Muitos ainda irão tirar “coelhos da manga” e “cartas da cartola”. A ordem dos fatores pode até não alterar os produtos, mas que a vida de muitos vai ser revirada do avesso isso vai. Por tradição uma das mais acirradas campanhas é a que acontece nas terras de Anita Garibaldi. Há quem afirme que uma das mais caras também. Muitos compraram pranchas novas e esperam um segunda onda, mas ainda é cedo e muito cedo para afirmar que ela vai voltar a acontecer. Nessa sou igual a São Tomé e quero ver para crer. #SóAcho.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next

Relacionados

Previous
Next