Cidasc entrega certificado do Sisbi à empresa Philimar Pescados, de Barbacena

A empresa Philimar Indústria de Pescados Ltda, localizada no bairro Barbacena, recebeu nesta terça-feira, 04, o registro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa).

O Sisbi garante a qualidade e segurança dos alimentos e habilita a comercialização desses produtos a todos os estados brasileiros, conquistando novos mercados. A Philimar tem ao todo 17 colaboradores e processa uma média de oito toneladas de pescado por mês.

Com o selo a empresa poderá vender seu pescado para todo país. O certificado é emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) em parceria com a prefeitura.

A inspeção de produtos de origem animal pelo Sisbi impõe altos padrões de segurança sanitária e qualidade dos produtos. A certificação, além de dar garantias aos consumidores, aumenta a competitividade da produção e o desenvolvimento do setor.

Participaram do ato, a secretaria de Pesca e Aquicultura, Patrícia Paulino; médico veterinário da prefeitura, Eric Kubiak; veterinária responsável técnica da empresa, Juliana de Medeiros; coordenadora regional de inspeção, Margarida Seico Akama; presidente da Cidasc, Luciane de Cássia Surdi; gestor do Departamento Regional da Cidasc de Tubarão, Conrado Medeiros dos Santos; gestor do Departamento Estadual de Inspeção, Jader Nones; fiscal estadual agropecuária, Ana Beatriz Schneider, além do proprietário, Moroni Alves Philippi.

Outras empresas do município já deram entrada no processo e devem receber o Sisbi ainda esse ano.

Sobre o selo

É um sistema que padroniza e harmoniza procedimentos, o qual permite que produtos com Inspeção Estadual sejam comercializados em todos os estados brasileiros. Para adesão ao Sisbi é necessário que as agroindústrias comprovem à Cidasc que estas possuem condições equivalentes de produção, quando comparada com estabelecimentos que possuem o Serviço de Inspeção Federal (selo SIF). Em 2013 o Sistema de Inspeção de Santa Catarina foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, obtendo equivalência ao Sistema de Inspeção Federal (Selo SISBI), em 2013.

Colaboração: Cidasc

Previous
Next