Foto: Cecília Bastos/USP Imagem
 

A previsão do tempo para quinta e sexta-feira, 30 e 31 de maio, que indica chuva frequente para a região Sul, motivou a suspensão das aulas nas redes municipal e estadual de ensino de Laguna e Pescaria Brava. Ambas decisões foram anunciadas nesta quarta-feira, 29, pelas secretarias de Educação dos dois municípios e pela Coordenadoria da Unidade de Atendimento do Governo do Estado, sediada na cidade juliana.

“Segundo orientações da Defesa Civil que está monitorando a previsão de chuvas, o melhor para a segurança de todos é que fiquem em suas casas. Estamos pensando na segurança das crianças e dos profissionais”, detalha a secretária de Educação e Esportes de Laguna, Janaína Preve, sobre a decisão.

Em Pescaria Brava, os colégios da rede municipal foram comunicados por meio de ofício assinado pela secretária Perpétua Guimarães, que cita a decisão como “medida de prevenção” em virtude da possibilidade de “ocorrência de intensas chuvas na região litorânea”. Na última sexta-feira, 24, em virtude da chuva, algumas unidades escolares chegaram a suspender as aulas e outras tiveram problemas em suas estruturas.

Rede estadual sem aulas em três cidades

Já a suspensão a nível regional é válida apenas para as escolas estaduais de Laguna, Imaruí e Pescaria Brava, levando em consideração também a situação do transporte coletivo.

“A orientação foi que acompanhássemos as orientações dos municípios onde os prefeitos decretaram situações de emergência”, explica o coordenador da unidade estadual Danilo da Costa Prudêncio. Os colégios de Imbituba, Garopaba e Paulo Lopes continuam com aulas normais.

Conforme a previsão divulgada pela Defesa Civil estadual e Epagri/Ciram, o tempo para o litoral Sul será  de “chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, acumulando elevados totais. Na quinta, 30, total diário de 50 mm a 80 mm, em média, com pontuais de 120 mm a 150 mm. Na sexta-feira, 31, e sábado, 1° de junho, permanece com chuva nessas regiões, acumulando menores totais, em torno de 40 mm a 70 mm em 48 horas”.