#SóAcho: Apesar da chuva, durante a semana tivemos momentos de alegria na terrinha

AO JUIZ DE PAZ, 136 CASAIS DISSERAM O SIM em mais uma edição do casamento civil, realização do Cartório de Registro Civil com o apoio da Fundação Bradesco de Laguna. A cerimônia foi presidida pelo juiz de paz Rodrigo Souza. Um evento em que não falta alegria, emoção e significa a realização de um sonho para muitos casais. Parabéns a todos os envolvidos, em especial aos casais que participaram desse momento de união. Assim começou a semana.

BOCÃO A CAMINHO DO PERU. O fotógrafo Marco Bocão, hoje no ramo da jardinagem e paisagismo, irá para o país sul-americano em breve. E uma das formas de colaborar com essa viagem é através do carro dele, onde está sendo oferecido, um espaço para plotagem de propaganda para empresas e prestadores de serviço. Quem conhece sabe das suas histórias e aventuras (que não foram poucas). Faça parte dessa viagem. Mais uma que vai ficar para história do Bocão e agora com a Rose.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

UMA PESCA QUE ENCANTA é, sem dúvida nenhuma, aquela com auxílio dos botos nos molhes da barra, essa interação entre boto e pescador resultou em belas tarrafadas nessa semana. É um momento em que o homem contempla a inteligência do animal quando cerca e avisa ao pescador que o peixe se encontra à sua frente. O resultado: a maior tarrafada dessa temporada com 196 peixes capturados pelo pescador Safico. Claro, não faltaram fotos, filmagens e a nossa cidade percorrendo outras cidades, estados e o mundo de uma forma gratuita graças às redes sociais. Infelizmente, isso não é aproveitado como deveria pela administração municipal.

SINAL DE ALERTA foi o que li no blog do Valmir Guedes Junior, nessa semana, sobre as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Essas valorosas mulheres bateram à porta da Câmara Municipal de Vereadores solicitando apoio ao parlamento lagunense para que sensibilizem o governo municipal na possibilidade de apoio financeiro ou até mesmo a cessão de uma sala para atendimentos aos pacientes com câncer, trabalho feito de forma voluntária. O deputado lagunense Felipe Estevão (PSL) que chegou, no mesmo dia,na casa do povo também prometeu levar esta pauta ao presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Júlio Garcia, para tentar conseguir apoio através de um fundo assistencial no parlamento catarinense.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

#RAPIDINHAS: vai completar 9 anos do Centro de Atendimento ao Turista “Portal Turístico” (CAT), localizado na entrada da cidade e a situação é lamentável pelo estado que se encontra o imóvel. Tem promessa de projeto de recuperação. Vamos aguardar.

AO PÉ DO OUVIDO: o secretário de Turismo e Lazer, Evandro Flora, disse que prefeitura vai assumir a responsabilidade do quiosque no Molhes da Barra. Segundo o secretário, é importante para o município estar presente na praia, em um local onde turistas visitam e acompanham, principalmente, a pesca com auxílio dos botos. O espaço vem passando por limpeza e em breve vai receber uma nova pintura nas cores do município.

MINHA LAGUNA será que caminha, engatinha ou ainda permanece no colo sendo amamentada para poder se desenvolver? Essa é uma dúvida que tenho e que me falta muitas vezes as respostas certas. Às vezes parece um barco a velas à deriva e que segue o rumo e direção dos ventos; outras, uma canoa à remo lutando contra a correnteza. Na verdade, o que percebemos é um verdadeiro cabo de guerra. Uns fazendo força de um lado e outros segurando a corda para ver o circo pegar fogo. #SóAcho que para alguns quanto pior, melhor.

A PEQUENA DE MORRINHOS nascida em Laguna, – na localidade atualmente pertencente à Tubarão – em 30 de agosto de 1821, Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, será uma das homenageadas no aniversário de 149 anos do município de Tubarão. A vida da revolucionária, que lutou pela unificação da Itália ao lado do marido Giuseppe Garibaldi, será contada por meio de um espetáculo cênico musical, idealizado por professores e alunos da rede municipal, em parceria com o Museu Ferroviário. Com cerca de uma hora de duração, o espetáculo “Anita Garibaldi, a pequena de Morrinhos”, será apresentado no próximo dia 27, às 19h30, na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, e terá entrada franca.

#RAPIDINHAS: acredito não ter novidades nos nomes para as funções de Intendente da Região da Ilha e do assessor. Provavelmente, figuras que já passaram e ocuparam funções na atual gestão. É o que se comenta.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

POR DETERMINAÇÃO os tapumes foram retirados da obra de restauração do Clube Blondin, ontem pela manhã, pela Secretaria de Obras e Fiscalização Municipal, por estarem, segundo a prefeitura, sem alvará (conforme lei do município) e sem cumprir determinação. Acompanhamos uma verdadeira frente de demolição coordenada pelo secretário Renato “Checo” e sua equipe que em pouco tempo executou o serviço. Se tivéssemos essa rapidez em outros momentos e serviços… olha, acho que a nossa cidade estaria diferente, mas #sóacho.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

SE MILAGRES DESEJAIS, recorrei a Santo Antônio. Uma das mais antigas celebrações religiosas do estado, a Festa de Santo Antônio dos Anjos teve a programação divulgada pela organização do evento. A 343ª edição das festividades começa dia 31 de maio com a carreata da imagem do padroeiro de Laguna e termina no dia consagrado ao santo casamenteiro, 13 de junho, com corte de bolo. O colunista estará lá e vai clicar muitos momentos.

TEVE AUDIÊNCIA ONDE a situação dos botos-pescadores que morrem emalhados em nossa cidade foi discutida. O convite veio dos presidentes da Alesc, deputado Júlio Garcia e da Comissão de Pesca e Aquicultura, deputado lagunense Felipe Estevão (PSL). A audiência pública com o tema “O emalhe do boto-pescador” contou com a participação de autoridades, vereadores, especialistas, pescadores e interessados que discutiram meios para salvar a espécie. Particularmente, vou dar uma de São Tomé, e, só vou acreditar se realmente algo for feito, de politicagem sobre esse importante tema estamos cansados. Minha opinião.

#FORÇALAGUNA. Sofremos mais uma vez com a chuva forte que se abateu sobre nossa cidade e outras da região. Realmente, foi um volume nunca visto por muitos. Agora é arregaçar a manga, organizar, trabalhar e se pensar em algo para resolver determinados problemas, que se repetem a cada chuva forte nos mesmos locais. Acredito que algo possa ser e deve ser feito, porém com planejamento e responsabilidade.

ILHADO, assim como os demais lagunenses e lagunistas, o colunista também ficou ontem em meio às chuvas, por isso a coluna saiu neste sábado.

ÚLTIMA: “Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação”. Vamos em frente com foco nos nossos objetivos. #ForçaLaguna

Rua Aderson Pinho Remor, acesso ao Molhes da Barra, pós-chuvas – Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next