Previous
Next

Cirurgião-dentista lança livro de crônicas ‘Cortaram a Picanha’ nesta semana

Nos últimos meses, Joel Lorenzoni se dividiu entre o ofício de cirurgião-dentista e a paixão por escrever. Gaúcho, vindo de Santa Maria, o odontólogo de 51 anos reuniu diversas narrativas no livro ‘Cortaram a Picanha e outras crônicas’, primeira obra de sua autoria que será lançada no próximo sábado, 25, e que traz algumas referências às origens gaúchas dele.

“São crônicas sobre as coisas que acontecem no cotidiano, cenas que observo durante o dia ou notícias que escuto e que me inspiram a fazer um comentário, além de histórias da infância e da minha família”, adianta o escritor sobre o livro, que deve contar com mais de 50 crônicas.

Ao falar do processo de criação da obra, Lorenzoni explica que não possui uma hora específica para escrever. Basta algo chamar sua atenção, que a mente aguçada do escritor leva aquele fato para o mundo literário. “Se tiver bem inspirado no dia sai uma crônica. É bem aleatório, não tenho um período para escrever. Começo [por exemplo] no celular, fazendo algum esboço para não perder a ideia, aquela inspiração e vou escrevendo, corrigindo, aparando e depois publico”, comenta.

O escritor contou à reportagem que sempre gostou de compor estórias, principalmente, através de crônicas e foi ao longo dos anos guardando seus escritos até que surgiu a ideia de reuni-las em uma publicação. Algumas das crônicas de Lorenzoni, foram publicadas no site Recanto das Letras.

‘Cortaram a picanha e outras crônicas’ será lançado na Casa de Cultura do Sesc (Casa Rosa), no Centro Histórico de Laguna, às 19h, do próximo sábado, 25. O exemplar em um primeiro momento poderá ser adquirido diretamente com o escritor pelo telefone: (48) 9 8419 4508, ou Facebook.

O escritor

Morador de Laguna desde 1992, Lorenzoni é formado em odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria, tendo recebido o prêmio Top de Mídia em 2018, como odontólogo mais lembrado na cidade.

Casado com Patrícia, o escritor é pai de Júlia (também dentista) e Eduarda. Também é presidente da creche Casa da Gente (conhecida como ‘Creche da Irmã Maria’) e recentemente entrou para o grupo de escritores Carrossel das Letras.

Foto: Prêmio Top de Mídia / Divulgação

Notícias relacionadas