Previous
Next

Evento reúne principais nomes do empreendedorismo Sul catarinense em Laguna

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Um dos primeiros eventos organizados pela nova diretoria da Associação Empresarial de Laguna (Acil) reuniu na noite de segunda-feira, 06, cinco empresários de destaque do empreendedorismo Sul catarinense.

A palestra “Os segredos dos empreendedores de sucesso” foi realizada na sede da entidade e teve como palestrantes Carlos Fornazza (grupo MetaSul), Roberto Michels (empresa Trier), Genésio Antônio Medes (Grupo GAM), Eliane Fernandes (rede Alcidino e Casa do Microcrédito) e Flávio Conrad (Grupo Restaura). O evento, voltado aos empresários que fazem parte da associação, possibilitou troca de experiência entre os associados e os cinco empreendedores convidados.

“Foi uma palestra grandiosa e os privilegiados puderem ter acesso a um compilado de experiências dos empresários”, resume o presidente da associação, Pedro David. O jovem empresário, sócio da BrasilVac e do Restaurante Geraldo, assumiu a presidência da Acil na última semana, após a renúncia de Patrik Paulino. “Procuro atuar em conjunto com os outros diretores, focando na participação e quero mostrar, cada vez mais, a importância da associação empresarial e destacar como ela é importante para o município”, pontua Pedro, ao falar sobre objetivos a frente da entidade.

Experiências de vida e conselhos marcam palestra

Com trajetória empresarial iniciada aos vinte anos de idade, Genésio Mendes é um dos exemplos de empreendedorismo do Sul de Santa Catarina. Ele criou em 1968, a GAM, que inicialmente começou como uma distribuidora de medicamentos e hoje atende redes de hospitais e farmácias, além de outros mercados, em diversas regiões no país.

O grupo de Mendes se expandiu ao longo dos anos e foi o responsável por inaugurar o Farol Shopping, em 2007. “Comecei com um tipo de produto, hoje a gente trabalha com mais de 30 mil”, resume o empresário ao falar da trajetória de suas empresas.

Mendes foi o primeiro a palestrar para a plateia de filiados da Acil e fez um resumo de sua carreira empresarial ensinando conceitos para os presentes. Ao ser questionado se o país passa por uma crise, o farmacêutico é enfático: “Quando você começa a falar em crise, você esquece das coisas boas. Eu nunca penso no lado negativo, sou sempre pró-ativo. Penso em coisas boas, novas, em pessoas que podem fazer contigo a diferença, e temos que estar aqui para ajudar as pessoas”.

O segundo palestrante veio de Braço do Norte. Fundador do grupo Metasul, do ramo de materiais para construção, o empreendedor Carlos Fornazza, salientou a história da família e a participação dos parentes na construção de sua trajetória. Segundo ele, os desafios ao longo da vida empresarial possibilitaram o sucesso e a evolução que a empresa Metasul teve nos últimos anos.

Antes de ingressar no ramo de fornecimento de produtos para construção, Fornazza gerenciou um posto telefônico na cidade natal, foi proprietário de uma empresa de transporte turístico e ingressou como sócio na Metasul, virando depois o único dono da empresa.

“Fiz todo um levantamento da situação financeira da empresa [antes de ingressar na sociedade] e acreditei que dava para ajeitar. Depois de um mês vi que não dava e pedi para sair ou para que meu sócio vendesse a parte dele e ele aceitou. Arrumamos as finanças e fomos evoluindo com o apoio dos clientes, dos fornecedores, que também nos ajudam sugerindo produtos, por exemplo”, salienta o empresário.

A terceira palestra foi a da empresária Eliane Fernandes. Filha de Alcidino Fernandes, fundador da rede de óticas Alcidino, ela iniciou no meio empresarial na década de 1980, quando ainda estudava administração em uma faculdade de Criciúma. Quando o pai decidiu expandir os negócios e abrir uma filial em Tubarão, em 1982, ela veio para auxiliar na abertura da loja e não descobriu ali a paixão por empreender.

Eliane, que hoje também é vice-presidente da Casa do Microcrédito, destacou os desafios que assumiu ao longo da carreira de empresária na região, principalmente ao assumir a presidência ou ter participação ativa nas diretorias das três entidades de representação da classe empresarial, como Acit, Sindilojas e CDL, em Tubarão.

“A conclusão que tive ao longo da trajetória é que os cargos passam e o que ficam são os verdadeiros amigos que fazemos ao longo de nossa caminhada”, comentou a empresária durante a palestra.

Vindo do Rio Grande do Sul, mas radicado em Laguna, onde mantém a sede do Grupo Restaura, o empresário Flávio Conrad falou de como foi o processo de criação da rede de franquias Restaura Jeans e Minha Lavanderia. “A gente enfrenta muita dificuldade e temos que ser organizados para passar por essas situações, sem desistir”, aconselha o empreendedor ao falar de lições que aprendeu nos quase 30 anos de existências das suas empresas.

“A vinda para Laguna ajudou muito na evolução da empresa, nos aproximando dos grandes centros e facilitando nossa vida na questão da logística. Estamos numa região que é um polo têxtil, o que nos traz uma grande gama de fornecedores”, destaca sobre a mudança para Laguna.

Também da região de Braço do Norte, a última palestra foi do empresário de informática Roberto Michels, idealizador da Trier Sistemas. Especializada em sistemas farmacêuticos, a origem e pioneirismo da empresa foi o destaque de Michels para os presentes.

Segundo ele, a criação da empresa no momento em que cada vez mais iniciava a procura por sistemas informatizados, contribuiu para o sucesso da Trier. Com a missão de encerrar a noite, Michels agradeceu: “A cidade está de parabéns por reunir nomes de gabarito para vir aqui dar seus ensinamentos. Isso é grandioso para o empresariando, principalmente, em se tratando de jovens como a maioria que está aqui”.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna