Ilustração: Evilym Cardoso, sobre foto de Elvis Palma
 

SENTADOS NO CHÃO OU ESQUECIDOS! Assim começou a semana, com reclamações direcionadas a Secretaria Municipal da Saúde relacionadas ao transporte de pacientes para a cidade de Florianópolis. “Acreditem se quiser. São cinco horas da manhã, acabo de pegar a Van para Florianópolis, levar meu esposo para o cárdio e estou indo sentada no chão. Grande Poder Executivo”.

Outro caso citado foi de um senhor levado às 04h30 para atendimento, o carro da saúde retornou e o mesmo foi esquecido no local do tratamento. Acho que a gestora da pasta deve apurar os fatos e cobrar de quem de direito para que esses problemas não voltem a acontecer.

POPULAÇÃO DO FAROL QUESTIONOU O PREFEITO: “Senhor prefeito de Laguna, tem como o senhor dizer para nossa comunidade, quando vão começar as obras do saneamento básico”? O verão já acabou faz tempo e o esgoto continua em nossa praia.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A resposta veio do gerente do escritório da Casan, Giovani Pickler: As empresas vencedoras já são conhecidas e faltam apenas detalhes burocráticos para o início dos trabalhos. “Faltam alguns estudos para se obter as licenças definitivas junto à Flama, como o segundo estudo hidrogeológico a pedido do Ministério Público Federal, que deve ser feito por uma empresa contratada até o mês de maio”.

 

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

ONDE ANDA A ÁGUA DA FONTE DA CARIOCA: Um problema pontual, mais é necessário uma solução definitiva. Falta um querer especial do gestor municipal, falta uma vontade do gestor da pasta do turismo. Claro, após cobranças e fotos, pois “contra fotos não há argumentos”, ficamos sabendo, a princípio, que tinha rompido um cano, sendo solucionado de maneira emergencial e que hoje seria sanado.

Após esse problema, mais uma manutenção onde a equipe técnica da empresa que montou o sistema de bombeamento da água subterrânea até as torneiras na parte externa, estaria realizando a troca do quadro de comando ampliado e automatizado da fonte para solucionar o inconveniente. Vamos aguardar o passar dos dias para avaliar tudo o que foi feito.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

NA PRESSÃO TEM SOLUÇÃO!  Assim foi com a solicitação dos moradores da Rua Prefeito Guimarães Cabral, no Magalhães, bem em frente ao Restaurante Trabucão. Um problema de drenagem pluvial, que vem sendo resolvido após um ano. É o povão se manifestando e as soluções aparecendo.

APENAS REGISTRANDO: Laguna passa a contar com 27 novos bombeiros comunitários para atuar no quartel do Corpo de Bombeiros Militar da cidade e estão habilitados para auxiliar as guarnições de socorro e de combate a incêndio. Durante quase um ano, os formados participaram do curso de atendimento avançado a emergências e a solenidade de formatura aconteceu no último dia 26, e, claro eu passei e registrei.

ESGOTO E EMISSÁRIO SUBMARINO, obras que tinham data para início não aconteceram e a resposta veio novamente do prestativo gerente do escritório de Laguna Giovani: “Com relação ao esgoto do emissário, a empresa vencedora ganhou a licitação como a única e após várias cobranças por parte da Casan, ela resolveu desistir da obra. Com isso, está sendo licitada novamente”. Agora é aguardar, aguardar e aguardar….

Foto: Ilhacom/Agora Laguna

COMEÇAMOS COM O PÉ DIREITO, não importa a quantidade, 100, 200 ou 400 quilos. A expectativa muito grande dentre os pescadores, que acham que esse ano vai ser uma safra boa. Para a representante da União das Associações da Pesca, Cida Ramos, é um momento feliz, pois a pesca é uma atividade que envolve toda a comunidade da região, sendo um tipo de atividade que permite a partilha. “Resumindo, iniciamos com o pé direito”.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

E COM O PÉ NO PEDAL, chegamos a 10ª edição do Dia do Pedal. Um evento familiar que acontece há 10 anos e que já e um sucesso graças à organização do SESC e com tantos parceiros que abraçaram a causa. Esse ano um diferencial, o evento foi realizado em conjunto com a Polícia Militar catarinense que comemora 184 anos de serviços prestados no estado. Fica meu abraço a todos os policiais pelos relevantes serviços prestados.

NOS MOLHES AGORA TEM BANHEIROS QUÍMICOS: Disponíveis para pescadores e a população que acompanha nossa tradicional pesca com auxílio dos botos. Novamente nessa temporada, foi preciso reclamar, implorar e cobrar do gestor para a instalação. Uma iniciativa legal no mesmo tema foi da organização da Festa da Tainha que em parceria com os blocos Abre Alas, Skentaí, Rosa, Pangaré e com o Apoio da Multiban, instalaram no mesmo local mais dois banheiros químicos. Tanto para prefeitura ou para os organizadores da festa da tainha esses banheiros irão dar um apoio aos pescadores e visitantes que frequentam o local neste período da safra da tainha.

SEM UMA FISCALIZAÇÃO EFICIENTE, foi possível observar nesse feriado do Dia do Trabalhador crimes ambientais com carros estacionados sobre as dunas bem ao lado de placas informativas nos Molhes da Barra. É bom lembrar que esse local atrai uma centena de turistas. Para o secretário de turismo, Evandro Flora, seria mais produtivo e funcional chamar a polícia do que bater fotos para postar na internet. Secretário, minha opinião é que mais produtivo e funcional seria ter a Guarda Municipal circulando nos feriados, finais de semana e no período noturno.

Divulgação

Mais produtivo e funcional seria o departamento de turismo circulando nesses dias para corrigir problemas desse setor que sofre a cada ano. Acho que em nossa cidade as coisas só estão sendo resolvidas quando a população bate foto e posta, e claro, agradeço aos meus colaboradores que estão sempre atentos, circulando e preocupados com o nosso município, diferente de outros.

FOI UMA MATÉRIA MALDOSA E TENDENCIOSA da NSC TV, conforme a opinião do deputado Felipe Estevão, em que a emissora citou as faltas dos 40 parlamentares nos últimos três meses. Até o momento, 32 sessões foram realizadas e o deputado Keneddy Nunes (PSD) faltou a 18 delas, sendo seguido por Felipe Estevão (PSL), Milton Hobus (PSD) e Ivan Naatz (PV), todos com oito ausências. Usando da tribuna na Alesc, o deputado lagunense mostrou sua indignação com a matéria que foi ao ar bem no Dia do Trabalhador.

Entre as explicações, falou que sobre as oito faltas, foram por estar em atividades parlamentares em Brasília. Entre os motivos que foram justificados por todos os parlamentares questionados pela reportagem, estão problemas de saúde (6%), compromissos particulares (16%) e atividades parlamentares externas (78%). Na sessão, Felipe Estevão recebeu apoio de vários colegas de diferentes partidos.

O ACESSO NORTE já passou por várias promessas políticas de vários candidatos e nunca saiu do papel e do oba-oba para conseguir votos, essa é a realidade. Chamando a bola para si, o prefeito Mauro Candemil solicitou aprovação na Câmara de Vereadores de um projeto para financiamento de até 8,5 milhões de reais com essa finalidade. Comandante Moisés, governador do estado, através do secretário da Casa Civil, Douglas Borba, passou a bola para o município, em ato realizado na sede da Casa Civil, momento em que o município recebeu a cessão do projeto do acesso norte, via Barbacena.

Foto: Gilberto Bandeira/Difusora FM

Os próximos passos ainda devem demorar em sair efetivamente do papel.  Será necessário o lançamento do edital de concorrência para a obra. #SóAcho que a população vai ter que continuar na pressão, pois ano que vem é ano de eleição e fazer desse momento um palanque político não vai ser aceito mais uma vez pela comunidade. Essa é a minha opinião.

 

AGORA É PROIBIDO ESTACIONAR no início dos Molhes da Barra, cerca de 150 metros da via. Os motoristas não poderão estacionar seus veículos, sob pena de multa por parte da Guarda Municipal ou Polícia Militar. Oficialmente postado pela Prefeitura Municipal é que essa decisão foi tomada em conjunto com pescadores, surfistas, poder público e Polícia Militar e Ambiental. A medida dividiu opiniões nas redes sociais e novamente a esperança de quem sabe algum dia possamos contar com um gestor com a vontade de fazer diferente e revitalizar toda a extensão dos Molhes. Acho que não custa nada sonhar com isso.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Nota: Em contato com o Portal, o secretário de turismo, Evandro Flora, afirma que “a responsabilidade da Carioca é da Secretaria de Obras. A secretaria de Turismo, só ficou com uma cópia das chaves por estar ao lado da fonte. Mesmo assim, várias vezes, eu mesmo fui às 2h da madrugada, no verão, acionar o sistema eletrônico que liga a bomba”.