Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
 

A oportunidade para realizar o sonho do matrimônio está mais perto de se tornar realidade e tem data e hora marcada: 19 de maio às 10h. Na próxima quarta-feira, 25, termina o processo de inscrição dos interessados em participar do casamento civil comunitário. A organização da iniciativa é do Cartório de Registro Civil, que volta a realizá-la após quase dois anos.

Segundo a organização do evento, a procura tem sido grande. “A ideia surgiu de organizar, num evento só, os casais que não possuem condições financeiras de arcar com os custos de um casamento civil que gira em torno de R$ 300, se realizar num cartório em horário de expediente – o que é um valor bastante significativo”, explica Ingrid Sartor, oficial de registro.

“Como o casamento é um dos poucos atos solenes que ainda existem, ele precisa passar por diversas etapas: o primeiro momento é quando o casal vão até o cartório, com duas testemunhas, para dar a entrada na habilitação de casamento, a a partir da apresentação de uma série de documentos. E daí seguem os trâmites, como a emissão do edital de proclama que fica afixado por 15 dias no mural do cartório e remessa dos documentos para o ministério público, que deve se manifestar acerca do casal. Não havendo impedimento, emitimos a habilitação e os noivos terão 90 dias para fazer o casamento”, adianta a cartorária sobre os procedimentos.

Um dos requisitos, segundo a oficial, é que um dos noivos resida em Laguna – à exceção dos moradores do Distrito de Ribeirão Pequeno, que possuem cartório próprio. Caso um dos interessados tenha residência fora da jurisprudência do tabelionato laguense, os editais de aviso são encaminhados para a instituição local para manifestação contrária ou favorável.

A cerimônia conta com o apoio voluntário da Fundação Bradesco que cede o espaço para a realização do casamento e disponibiliza o coral de estudantes para animação musical no dia.

Documentos necessários
  • Certidão de nascimento (atualizada em até 30 dias)
  • Certidão de casamento, se houver (com anotação de viuvez ou divórcio)
  • Comprovante de residência no nome dos noivos (se viverem juntos), ou de cada (caso residam separados)*
  • RG e CPF*
  • Informações a respeito dos pais: se são vivos, estado civil, endereço e datas de nascimento e/ou falecimento

*obrigatório para testemunhas, também.

Outras informações
  • Os interessados poderão se informar diretamente no Cartório de Registro Civil no Centro Executivo Milenium, 1º andar, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (48) 3644-6957.