Novas secretárias são apresentadas às equipes da prefeitura

A reforma administrativa no governo Mauro Candemil (MDB) ganhou novos desdobramentos nesta segunda-feira, 08, com a apresentação dos nomes que assumirão, oficialmente, as secretarias de Educação e Esportes, e Assistência Social e Habitação. As portarias de nomeação devem ser divulgadas em breve pela prefeitura.

Assim como havia sido cogitado, a ex-vereadora Tanara Cidade de Souza (PT) assume a pasta de Assistência Social e Habitação. “O relacionamento entre nós, o PT e a Tanara é muito forte e deve ter novos desdobramentos. Estamos em estudos”, disse o prefeito de Laguna, Mauro Candemil, quando questionado da possibilidade de a advogada assumir o cargo.

A nova secretária de Educação e Esportes, será Janaina Preve Costa, que atua desde 2008 como técnica em educação na rede municipal de ensino. O nome de um filiado ao Progressistas tinha sido cogitado para assumir a cadeira, mas a sigla refutou a possibilidade.

A apresentação das duas novas secretárias foi feita no Centro Administrativo Tordesilhas e teve objetivo de fazer o primeiro contato com a equipe de ambas as pastas para a definição de metas, estratégias e ações que serão realizadas pela gestão.

Reforma deve prosseguir neste mês

As modificações na estrutura administrativa de Laguna deve continuar acontecendo em abril. O projeto de lei complementar que recria a Secretaria de Comunicação Social (em substituição à gerência montada no ano passado), não entrou em pauta, mas está em tramitação nas comissões do Legislativo. O nome mais cotado para o cargo é o do radialista Celso Fernandes, que foi o ocupante da cadeira na gestão de Everaldo dos Santos (2013-2016).

A fusão da Fundação Lagunense de Cultura e da Secretaria de Turismo e Lazer está descartada pela prefeitura por conta dos compromissos financeiros assumidos pela primeira pasta junto à órgãos da esfera federal. A fundação está sendo comandada interinamente pela museóloga Mirella Honorato.

Segundo Candemil, a alteração que ainda pode acontecer é a divisão da Secretaria de Administração, Finanças e Serviços Públicos em duas pastas. “É possível para agilizar a secretaria, que está sobrecarregada na parte de administração”, comenta o prefeito. Cogita-se o nome de Nauro Pinho, para ocupar a parte de Finanças, cargo que ele ocupou no governo Célio Antônio (2005-2012). Pinho foi o fundador do PT na cidade, na década de 1980.

Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação

Notícias relacionadas

Previous
Next