Empresa de Laguna entrega primeiro caminhão implementado feito na cidade

Inaugurada em julho do ano passado, a BrasilVac divulgou recentemente um de seus primeiros resultados: a entrega da primeira implementação de hidro jato, totalmente montada em Laguna. O equipamento foi colocado em um caminhão, modelo Ford Cargo, e irá integrar a frota de uma empresa de Sombrio, cidade do extremo Sul do estado.

A companhia, a terceira em Santa Catarina a atuar no ramo de montagem de implementação, surgiu para trabalhar com manutenção de caminhões hidrojato, no entanto, seus proprietários perceberam a possibilidade de ampliar o leque de serviços. “Essa não era nossa ideia inicial, mas resolvemos encarar a fabricação desse tipo de equipamento”, comenta o engenheiro mecânico João Victor De Carli Medeiros, sócio e responsável técnico da BrasilVac.

Caminhão antes da pintura – Foto: João Victor Medeiros/BrasilVac

“Toda a parte de desenvolvimento do projeto foi feita aqui na empresa por mim e o que precisávamos da parte de serviços metalúrgicos obtivemos de maneira terceirizada com uma parceira de Tubarão. Para nós, foi um desafio muito grande. Sempre trabalhei com equipes de 25 a 30 pessoas e aqui fizemos tudo com apenas três – eu e mais dois funcionários”, conta. A construção do primeiro implemento foi iniciada a partir de um tanque adquirido anteriormente, e durou em torno de 25 dias.

O combinado fabricado em Laguna, tem volume total de 15m³, sendo 3 mil litros para água limpa e 12 para dejetos. Possui bomba de anel líquido de aproximadamente 14m³/mm de fluxo de ar, bomba hidro jato italiana com 200 bar de pressão, carretel bandeira hidráulico com 120 metros de mangueira de galeria ¾”, e carretel auxiliar com 40 metros de mangueira de ½”.

“Um segundo implemento já está sendo fabricado”, adianta Medeiros, que idealizou o projeto da empresa junto com o sócio Pedro David, empresário local. A BrasilVac, que conta ainda com o sócio Geovane Ferreira Pereira, trabalha com manutenção em sistemas de transmissão e em bombas de vácuo e hidro jatos de fabricação italiana. Todos os trabalhos, incluindo, o de montagem são feitos em sua sede, localizada na entrada da cidade, às margens da rodovia SC-A-101-F (antiga SC-436), bairro Mato Alto.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Notícias relacionadas