Procura por vacinação contra febre amarela segue abaixo da meta na cidade

Ilustrativa

Com término estimado para 20 de abril, a campanha de vacinação contra a febre amarela em Laguna, segue com os números baixos. Conforme os dados mais recentes, de um público-alvo de 31.419 pessoas, apenas 6.500 foram vacinadas, representando 31,88% de cobertura. As informações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira, 28, pela coordenação de imunização da cidade.

“A febre amarela é uma doença infecciosa e não contagiosa, sendo transmitida ao homem, mediante a picada de insetos (mosquito). A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença”, explica Rosimari Rodrigues Nunes, coordenadora do programa de imunização.

Por conta da baixa procura, a Secretaria de Saúde, intensificou nos últimos dias a campanha, com a disponibilização de um enfermeiro para aplicar doses em comunidades onde não há sala de vacina e também a realização do dia D, no último sábado, 23. Na próxima semana, algumas unidades (veja no fim do texto) estarão com jornadas estendidas até às 20h, informou nesta tarde a prefeitura de Laguna.

A faixa etária alvo são pessoas de nove meses à 59 anos. Acima de 60 anos ou com restrições de imunização, o interessado em se vacinar deve procurar primeiro um médico, e obter uma orientação por escrito do profissional.

Primeira morte em causo autóctone confirmada em SC, após 53 anos

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), confirmou nesta quinta-feira, 28, que o óbito registrado em Joinville, no Norte catarinense, em 12 de março foi causado por febre amarela. O caso é considerado como autóctone, ou seja, contraído no estado e não fora de Santa Catarina.

De acordo com o órgão, 461.417 doses foram aplicadas até o momento em todo o estado, representando 61,46%. A meta estadual de cobertura é 95%. Desde 2018, Santa Catarina é considerada como Área com Recomendação de Vacinação, pelo Ministério da Saúde (MS).

Confira as unidades básicas com sala de vacinação

  • Unidade Sanitária Central (Carioca) – provisoriamente atendendo na sede do Centro de Especialidades Odontológicas entre 8h e 11h30 e das 13h às 16h30.
  • Unidade Magalhães, Mar Grosso, Passagem da Barra, e ESF Esperança – mesmo horário.

Veja dias em que haverá jornada estendida

  • Dia 02 – Mar Grosso e Farol de Santa Marta
  • Dia 03 – Magalhães
  • Dia 04 – Unidade Sanitária Central
  • Dia 05 – Esperança

Atualizado às 19h.

Notícias relacionadas