Foto: PMP-BS/Divulgação
 

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/BS) divulgou os resultados dos procedimentos de estabilização de um pinguim (Spheniscus magellanicus), encontrado vivo em Balneário Arroio do Silva, na região carbonífera. O animal foi achado pela Polícia Militar Ambiental de Maracajá e trazido para a unidade de estabilização marinha da Udesc de Laguna.

O animal, dizem os veterinários, estava debilitado e em processo de muda das penas, momento em que a espécie tem dificuldade em procurar alimento em alto mar, por conta da falta da penugem, que regula a temperatura corporal.

Esse fato pode ter contribuído para a ocorrência fora de época. Uma das hipóteses é que o pinguim tenha se perdido durante a migração. Ainda de acordo com o projeto, outros casos foram registrados na temporada.

O pinguim foi encaminhado para Florianópolis no último dia 14, onde deve ser solto em seu habitat natural pela associação R3 Animal, que realiza PMP-BS na capital catarinense. Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341.