45ª Caminhada da Fé abre as comemorações da Semana Santa

Há 45 anos a Caminhada da Fé marca a abertura da Semana Santa e em 2019 não será diferente. Programada para o Domingo de Ramos, dia 14 de abril, o evento inicia logo cedo, com os fieis saindo das comunidades de Varginha (Pescaria Brava) às 6h, Madre às 7h e Magalhães às 8h, caminhando por um percurso de 10 quilômetros, rumo à localidade de Bananal.

O ponto final da caminhada é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Após a chegada de todos os romeiros está previsto o início da Santa Missa, e depois, os festeiros oferecem um almoço no salão paroquial da comunidade.

A novidade deste ano é a padronização dos romeiros com uma camiseta personalizada. O item pode ser adquirido por R$ 15, nas paróquias de Nossa Senhora dos Navegantes, Santo Antônio dos Anjos e São Pedro Apóstolo, igreja Nossa Senhora Auxiliadora, e ainda nas lojas João de Barro, Paraíso Presentes, Resende (Portinho), Divino Espaço (próximo à rodoviária e Jarah Modas. Outra forma de aquirir é comprando com os festeiros.

Divulgação
Saiba mais 

O Domingo de Ramos, abre a Semana Santa e é também o último domingo antes da Páscoa. É o dia em que os fiéis relembram o momento em que Jesus Cristo, entrou na cidade de Jerusalém e foi recebido como rei pelo povo que, de acordo com a história bíblica, alguns dias após clamaria pela sua crucificação.

Tradicionalmente, em lembrança à data, são realizadas a missa e a Procissão dos Ramos, em que os fieis percorrem trechos pela cidade, entoando cânticos alegres e segurando ramos de palmeiras e outras árvores, que serão abençoados no término da celebração.

Os ramos abençoados são levados para a casa e guardados até a Quarta-Feira de Cinzas, do próximo ano, quando são incinerados. Algumas crenças populares garantem que os galhos protegem contra raios, tempestades e incêndios.