Previous
Next

Reunião define regulamento e tabela de jogos do campeonato amador de futebol

A bola volta a rolar pelo Campeonato Municipal de Futebol Amador no dia 13 de abril. A data foi anunciada na noite de quarta-feira, 13, em reunião do Departamento Municipal de Esportes (DME), com os representantes das 11 equipes que se inscreveram para participar da competição.

América de Bentos (atual campeão Copa Master), Bandeirante, Paulo Carneiro, Galáticos, 26 de Julho, Independente (atual campeão lagunense), Santa Maria, Aval, Baixada e dois Beira Mar, um do Estreito e outro da Figueira, são os times que vão disputar o título de campeão lagunense na categoria aspirantes (sub-23) e titular.

“O nosso objetivo nesse campeonato é valorizar o talento de Laguna. É tirar os jovens das situações de risco e fazer com que eles voltem a pratica o esporte. É dar uma opção a mais aos clubes da cidade”, explica Carlos Felipe Schimidt, professor integrante do DME e um dos organizadores da competição. No encontro, foram definidas as regras da competição, que deve durar quatro meses – indo até 07 de julho.

Em 2018, o campeonato reuniu nove clubes tendo como campeão o Independente do Campo de Fora (titular) e Avaí do Portinho (aspirante). “Foi um sucesso. Não sabia que tinha tanto atleta bom em Laguna”, resume Mauro Candemil, prefeito da cidade, sobre a avaliação das disputas do ano passado.

Foco são atletas da cidade

A prioridade, segundo o regulamento, é para o atleta de Laguna, que seja: nascido, residente, empregado ou votante na cidade. Pelo texto, as equipes podem incluir até seis atletas “estrangeiros” – como são chamados os jogadores vindos das outras cidades – nos times titular e aspirante. Ao todo devem ser inscritos 22 jogadores.

Os clubes terão até o dia 10 de abril para entregar, em horário de expediente, no Departamento Municipal de Esportes, as inscrições dos jogadores. Uma das obrigações para assegurar a participação no campeonato foi a existência dos times titular e aspirante e havendo a ausência de um deles, o clube será retirado da competição.

Tabela de jogos

A primeira rodada será no dia 13 de abril, com Santa Maria x Baixada, no estádio Silvino João Guerreiro em Barranceira. O jogo de abertura dos aspirantes será às 13h30 e dos titulares às 15h15. Na sequência da chave A, jogam no domingo: Paulo Carneiro e Independente (manhã) e Beira Mar Figueira e Bandeirante (tarde).

Na chave B, o primeiro jogo será entre Galáticos e 26 de Julho. A tabela completa com os confrontos deve ser divulgada na sexta-feira, 15.

Os jogos da chave A, acontecem aos sábados a tarde e domingos de manhã e à tarde. No segundo grupo, as partidas são aos domingos.

Chaves

Grupo A – Santa Maria, Paulo Carneiro, Independente, Bandeirante, Beira Mar Figueira e Baixada

Grupo B – América de Bentos, Beira Mar Estreito, Galáticos, 26 de Julho e Aval