Após indefinição, escola consegue local provisório para abrigar estudantes durante reforma

Prestes a completar 84 anos, a Escola de Educação Básica Professora Iracy Virgínia Rodrigues, conquistou um presente antecipado: a unidade conseguiu um espaço para abrigar os 140 estudantes e equipe de educadores, durante a reforma estrutural que modificará diversos pontos de seu prédio. A decisão foi anunciada na noite desta segunda-feira, 11, em reunião da comunidade que teve a presença de cerca de 50 pessoas.

A indefinição quanto ao local para atender as crianças de pré-escolar e séries iniciais do ensino fundamental, surgiu ainda na época em que a notícia da realização das obras foi divulgada, em novembro de 2018. Diversas opções foram cogitadas como o centro de eventos comunitário (antigo salão paroquial), sede de um clube de futebol, associação da terceira idade, entre outros. No entanto, em todas as alternativas, a direção esbarrava em uma questão: as agendas dos espaços estavam com diversos eventos marcados.

A solução para o problema foi obtida após uma reunião da diretoria do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (Caep) local, que concordou na cessão, mediante aluguel, do centro de eventos – embora possuísse ao menos 13 compromissos agendados. “Temos várias reservas, mas a prioridade agora é a escola. Vimos aqui o interesse dos pais e dos professores, e por ser do interesse da comunidade de ceder o espaço, da nossa parte concordamos em conceder o local”, afirma o presidente da entidade, Loreni André de Oliveira. Para ele, depende agora da administração municipal cumprir a sua parte, quanto ao arrendamento.

“Faremos todo o atendimento das quatro turmas matutinas e vespertinas no salão. Vamos procurar oferecer a mesma qualidade aqui da escola, no centro de eventos. Esse espaço será divido por divisórias e com ajustes, vai dar para atender as crianças perfeitamente”, explica a diretora da unidade, Alessandra Pontes.

A definição do espaço temporário era o último passo necessário para o início definitivo das obras e os trabalhos devem começar assim que a escola faça sua transferência para o centro de eventos, sendo que a mudança segue sem prazo definido para acontecer. A escola de Barranceira se tornou referência municipal ao conquistar a nota 7,2 no Ideb, o maior índice entre as médias dos colégios de Laguna.

A reforma

O colégio ganhou a reforma em novembro de 2018, inicialmente orçada em pouco mais de R$ 225 mil. As obras foram autorizadas no dia 28 de fevereiro, com a assinatura da ordem de serviço pela prefeitura, no valor de R$ 161.438,08. A executora do serviço, a empresa Estruturar Construção Civil, terá 90 dias para a conclusão dos trabalhos.

O projeto contempla a implantação de novo forro e telhado, revisão e instalação de caixas de gordura e inspeção com tubulações para o sistema de tratamento, colocação de novo piso, além de toda uma revisão hidráulica e elétrica e outros pontos, como colocação de grama e pintura externa.

Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

Notícias relacionadas