Cidade imuniza mais de 2 mil pessoas contra a febre amarela; Veja locais com vacinas disponíveis

Ilustrativa

Iniciada no começo de fevereiro, a campanha nacional de vacinação contra o vírus da febre amarela já imunizou 2.233 pessoas nas unidades básicas de saúde do município, que possuem a disponibilidade da vacina, segundo dados contabilizados nesta quarta-feira, 27, pela coordenação de vacinação municipal.

Esse ano, a campanha amplia, conforme instrução do Ministério da Saúde, a cobertura de vacinação, com toda a população disponível para se vacinar, sendo que público-alvo são as pessoas com idades de nove meses à 59 anos. A imunização contra a febre amarela deve entrar no calendário vacinal.

“Pessoas idosas, acima de 60 anos, ou com algum problema de imunidade, se houver interesse em fazer vacina, devem procurar primeiro um médico, e obter uma orientação por escrito do profissional”, orienta Fernando di Frank, enfermeiro e coordenador de vacinação de Laguna.

As pessoas que não se imunizaram em fevereiro, podem procurar os postos nos meses seguintes. Segundo Frank, a cidade possui doses necessárias para atender ao interesse da população.

Locais com vacinação em Laguna
  • Unidade Sanitária Central (Carioca) – provisoriamente atendendo na sede do Centro de Especialidades Odontológicas entre 8h e 11h30 e das 13h às 16h30.
  • Unidade Magalhães, Mar Grosso, e ESF Esperança – mesmo horário.
  • Unidade Ribeirão Pequeno – consultar cronograma.
  • Unidade Passagem da Barra – terças e quintas-feiras das 9h às 15h.
A febre amarela

É uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos infectados. Qualquer pessoa não vacinada que more ou visite áreas onde tem a transmissão da doença pode ser infectada, e em alguns casos ela pode ser fatal. A Febre Amarela não é contagiosa, ou seja, não passa de uma pessoa para outra.

Os sintomas da doença aparecem de 3 a 6 dias após a infecção. Deve-se procurar uma unidade de saúde ao sentir estes problemas por 3 dias: náusea, febre alta, dores de cabeça ou no corpo.

A única prevenção recomendada para a doença é a vacina. O repelente não imuniza a pessoa contra a febre amarela e, mesmo usando o produto, o indivíduo é suscetível ao contágio.

Outras formas de se evitar o contágio da febre amarela é a eliminação de focos de proliferação do mosquito, agente transmissor da doença, que podem ser feitos através do fechamento correto de caixas d’água, eliminar a água em excesso dos vasos de flores e plantas, e evitar o acúmulo de água parada em pneus, garrafas e outros locais.

Notícias relacionadas