Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
 

Muita gente deve se perguntar: Para onde vai o lixo produzido em nossas residências todos os dias? Foi com a intenção de buscar essa resposta que a equipe do Portal Agora Laguna, fez uma visita nesta quinta-feira, 21, à empresa Louber, responsável pela coleta de resíduos sólidos de Laguna e de outras cidades da região Amurel.

Localizada no bairro Taquaraçu, em Pescaria Brava, lá o lixo dos municípios conveniados é destinado ao centro de triagem, que tem como objetivo a separação adequada dos resíduos sólidos domiciliares e gerar um aumento da reciclagem do lixo.

A iniciativa ajuda o meio ambiente e ainda gera empregos. De acordo com Fernando Mendes Alves, líder de produção da Louber, são cerca de 30 funcionários trabalhando todos os dias no local. “Recebemos em média 230 toneladas de resíduos por dia, entre plásticos, papéis, papelões, latas, ferros, garrafas pets, etc, onde tudo é devidamente separado por tipo e cor, para depois ser prensado”, destaca. (Assista o vídeo abaixo).

Após esse processo de seleção, os materiais são armazenados separadamente em baias distintas e específicas para cada tipo de resíduo para ser finalmente direcionados para comercialização em empresas especializadas.

Só a partir dessa etapa que o material sem utilidade é destinado ao aterro sanitário.

“As pessoas em casa, podem ajudar nesse processo, fazendo a separação do lixo produzido”, destaca Fernando.

Laguna tem todo seu lixo doméstico selecionado nesta triagem, conforme exigência na última concorrência pública.

Veja o processo de triagem realizado pela Louber

O que diz a lei

Sancionada em 2005, pelo Governo do Estado de Santa Catarina, a lei número 13.557, instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos, definindo diretrizes e normas de prevenção da poluição, proteção e recuperação da qualidade do meio ambiente e da saúde pública, assegurando o uso adequado dos recursos ambientais no Estado de Santa Catarina.

O objetivo da lei visa a prevenção da poluição ou redução na fonte, o uso de processos, práticas, materiais ou energia com o propósito de diminuir o volume de poluentes ou de resíduos na geração de produtos ou serviços.

Galeria de Fotos: