Vídeo: Restos de baleia são encontrados enterrados em duna durante desobstrução de rede pluvial

Durante os trabalhos de desobstrução e limpeza de uma das saídas da rede de drenagem pluvial do Mar Grosso, para facilitar o escoamento da água da chuva, realizados na sexta-feira, 15, os operários encontraram restos mortais de baleia enterrados na areia.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Udesc Laguna, foi acionado para verificar os restos e a partir de uma análise da espessura e do odor, os técnicos identificaram como sendo de uma baleia. “Era um pedaço de gordura de baleia, não há como identificar a espécie e [pelo estado de decomposição] estava há pelo menos quatro anos enterrada ali”, informa Santiago Anguita, assistente de comunicação do programa.

A operação foi realizada pois a tubulação do local, próximo ao posto guarda-vidas número 02, estava, segundo a prefeitura de Laguna, completamente bloqueada pelas dunas de areia. A operação realizada pela Secretaria de Obras contou com a vistoria da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) que autorizou e forneceu parecer técnico para a remoção da duna.

“É legalmente permitido desobstruir a drenagem da rede pluvial em áreas de dunas por ser de utilidade pública”, explica Inácia Machado, engenheira ambiental da Flama. O trabalho deve continuar para desobstruir as demais saídas na praia, conforme houver necessidade.

A vegetação de restinga – protegida por legislação – foi retirada manualmente para plantio em outras áreas de dunas. “Com o remanejamento da vegetação ela irá se restabelecer naturalmente nas dunas próximas”, diz Inácia.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Previous
Next