Trabalhos de conservação sobre pistas da BR-101 serão mantidos na próxima semana

Foto de arquivo: Muriel Ricardo Albonico/Esga/DNIT

A BR-101 Sul catarinense vai abrigar trabalhos de conservação rodoviária entre Laguna e Pescaria Brava, do km 300 ao km 325, na próxima semana. O DNIT/SC vai manter equipes para limpeza com remoção de sedimentos e vegetação das barreiras tipo New Jersey – construções que dividem o fluxo de veículos, no centro das pistas duplicadas. A frente de serviços vai interromper a faixa de rolagem da direita, que fica próxima da proteção, para abrir espaço para os trabalhadores e equipamentos em movimentação.

Dentro do escopo de atividades, a autarquia ainda faz a limpeza das sarjetas e grades de proteção do sistema de escoamento pluvial. O aumento no fluxo de veículos em direção ao Norte e litoral catarinense traz mais acúmulo de materiais na BR-101, sejam depositados nas proteções centrais, sejam acumulados nas eiras e sistema de drenagem. Sedimentos em excesso trazem problemas para os usuários em movimentação e a todo o sistema de drenagem construído na duplicação da rodovia federal. Assim, o serviço de limpeza da New Jersey é essencial para manter a segurança e integridade na plataforma.

O segmento entre o km 300 ao km 325 agrupa nove viadutos e a Ponte Anita Garibaldi, espaços confinados onde os trabalhos de limpeza também ocorrerão. Nesses locais, o DNIT/SC pede aos motoristas que reduzam a velocidade e respeitem a sinalização provisória de obras instalada. Sempre antes dos serviços há indicação de proximidade feita por sinalizador (bandeirinha), com placas indicando a redução de velocidade para 60 km/h, restrito a todos os tipos de veículos.

As atividades serão executadas de segunda a sexta-feira e, em caso de necessidade, o horário é ampliado para o sábado. As operações de conservação na BR-101 Sul seguem o cronograma estabelecido pelo DNIT/SC, e são realizadas durante todos os meses do ano. Havendo necessidade, os trabalhos são realizados em intervalos menores. As operações de conservação e roçadas serão rotineiras. Para mais informações sobre a trafegabilidade na BR-101 Sul, os usuários podem contar com o serviço de Atendimento disponibilizado pela autarquia e gerido pelo consórcio Concremat-Tecnosolo, pelo telefone 0800 6030 101 ou pelos links uteis no site 101sul.com.br.