Usina termossolar, em Caputera, ganha licença ambiental prévia do IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) forneceu a licença ambiental prévia para a instalação da usina termossolar em Caputera, às margens da BR-101. O projeto é da Eletrosul, com investimento de R$ 16,5 milhões, por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Projetada para ocupar uma área com cerca de 2,8 hectares cedida pela prefeitura de Laguna, a usina deve ter sua implantação iniciada ainda neste ano com prazo de três anos para duração do projeto, incluindo suas pesquisas científicas. A construção será executada pelas empresas Eudora Energia e Facto Energy.

“Nosso objetivo é usar parte dessa energia gerada para abastecer a ponte de Laguna. Assim resolvemos essa questão sobre quem paga a conta de luz da ponte”, destaca Mauro Candemil, prefeito de Laguna.

Com capacidade de geração estimada em 0,25Mw, a energia será inserida na rede distribuidora local e pode ser convertida em créditos para utilização em espaços públicos administrados pela municipalidade. A operação deve iniciar a partir de 2020, e será gerenciada pela Eletrosul, que cuidará também da manutenção. A planta geradora pode ser repassada futuramente à uma instituição de ensino e pesquisa.

A usina lagunense será pioneira na utilização exclusiva da usina térmica solar para geração energética por meio da avaliação da eficiência tecnológica do sistema de energia solar concentrada (Concentrated Solar Power, CSP, em inglês).

Tecnologia

A usina termossolar utilizará concentradores cilindro-parabólico, com espelhos curvados, formando estruturas parecidas com calhas. Elas são suspensas por torres e se movimentam a partir de um mecanismo de rotação que faz com que os espelhos acompanhem a trajetória solar.

Os raios solares são refletidos pelos espelhos para um tubo que absorve a radiação solar e a transfere, na forma de calor, para um fluido térmico que circula no interior dessa tubulação. O fluido troca calor com um segundo circuito interno. Essa troca resulta em vapor que impulsiona uma turbina acoplada a um gerador elétrico, produzindo eletricidade.

Colaboração: Assessoria de Imprensa – Eletrosul

Notícias relacionadas

Previous
Next