Sinalização sobre rede de emalhe no complexo lagunar começa a ser instalada

Foi iniciada nesta quarta-feira, 21, a implantação da sinalização referente à proibição da utilização da rede emalhe nas águas do complexo lagunar, conforme lei municipal nº 1998/2018. A instalação das placas contendo as informações da legislação está sendo realizada pela Guarda Municipal de Laguna e Polícia Militar Ambiental.

A sinalização será instalada na poligonal de preservação determinada pela legislação: Molhes da Barra, Ponta da Barra, praia do Seis, Campos Verdes, Madre, Cigana, Areal, Centro Histórico, região da balsa no Magalhães e “Arrebentão”. São dez placas informativas com 2x1m de comprimento.

Caso seja visto alguma infração referente ao usos dessas artes de pesca ilegais, a prefeitura de Laguna disponibilizou dois canais de comunicação, pelos telefones da Guarda Municipal, 9 9180-1185; e da Flama, 3644-5538.

O que são as redes de emalhe?

Conhecidas como rede de espera, esses petrechos de pesca visam a captura do peixe com retenção do pescado na malha, inferior ao permitido legalmente. As artes possuem forma retangular e são estendidas ao mar em locais onde há presença dos cardumes.

O emalhe consiste em um apetrecho de pesca com a captura do peixe ocorre com a retenção dos peixes na malha do petrecho, também denominada de rede de espera. Existem duas formas conhecidas do emalhe: superficial (ficando à deriva da embarcação, sem ser fundeada) e a meia-água/fundo (quando a rede fica embaixo d’água e é sinalizada por boias).