Fonte da Carioca está liberada para a população

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Após mais de duas semanas com as torneiras fechadas, a Fonte da Carioca foi reaberta à população por volta das 17h17, desta sexta-feira, 23. Os laudos laboratoriais executados pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), apontaram que água, de qualidade mineral, está apropriada para consumo.

“O laudo deu positivo e a água está pronta para beber, deu zero para dejetos com pH dentro do esperado”, comemora o secretário de turismo, Evandro Flora. Além dele, outras autoridades municipais estiveram presentes e experimentaram a água da Carioca, sendo que os primeiros moradores a abrirem a torneira para encherem seus galões foram os sortudos Hilson e Muriel (foto).

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Conforme explica o coordenador da Defesa Civil de Laguna, Antônio da Silva, foi garantido pelo prefeito Mauro Candemil que a partir da liberação feita nesta tarde, será instituído o serviço de conservação no ponto turístico. “Serão colocadas pessoas para fazer essa manutenção periódica, de limpeza ao redor da fonte e interna, de todo o reservatório onde ficam os canos de inox que conduzem a água até as torneiras”.

Nas últimas semanas, equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) estiveram executando uma operação de limpeza geral no local. No começo do mês, uma solicitação do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), considerando laudos técnicos, motivou o fechamento da Fonte da Carioca, por conta dos níveis de pH e presença de sólidos dissolvidos, em desacordo com o permitido para consumo.

Veja o laudo que permitiu a reabertura da fonte