Previous
Next

Dia Nacional do Samba será comemorado neste sábado; Confira ordem das apresentações

Sem desfile desde 2013, Carnaval tve uma tentativa de retorno em 2016. Foto: Elvis Palma/Arquivo

As escolas de samba de Laguna voltam à se apresentar neste sábado, 1º, na praça República Juliana (em frente ao museu Anita Garibaldi). As tradicionais agremiações da cidade estarão se apresentando em comemoração ao Dia Nacional do Samba.

O evento tem a organização da Secretaria de Turismo com apoio da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesla). A programação inclui a participação da cantora Maricélia Brito, com o grupo Boca da Noite, que apresentará uma palestra musical sobre a história de um dos ritmos mais populares do país.

O ponto alto da festa, com início marcado para as 21h30, será a apresentação das escolas inicia com Os Democratas, e na sequência Vila Isabel, Xavante, Mocidade Independente e encerra com a Brinca Quem Pode.

Saiba mais

O Dia Nacional do Samba, lembrado em 02 de dezembro, é uma data extraoficial, surgida na década de sessenta em um congresso de sambistas que se tornou lei, na Bahia em 1963 e na antiga Guanabara (atual Rio de Janeiro), em 1964. A data também marca, ao menos no território baiano, a visita feita em 1940 pelo compositor Ary Barroso, autor de uma das mais famosas canções brasileiras, “Aquarela do Brasil”.

Apesar de não haver uma oficialização do dia 02 à nível nacional, diversas cidades promovem eventos anuais em comemoração ao ritmo que embala, principalmente, o Carnaval, um das festas populares mais famosas do Brasil.