Vereadores aprovam, em primeira votação, projeto que proíbe fogos de artifício sonoros

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Em primeira votação, por maioria, foi aprovado o projeto de lei 078/2018, que trata da proibição do uso de fogos de artifício com ruídos sonoros no município de Laguna. A matéria estava na pauta da 48ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Laguna, realizada na noite desta terça-feira, 20.

A proposta é de autoria da vereadora Nádia Tasso Lima (MDB), que já havia apresentando o tema em 2017, na época não sendo acolhido pelos edis lagunenses. A proibição no uso dos artefatos é estendida à recintos fechados e abertos, sejam áreas públicas ou privadas.

A favor do texto votaram os vereadores Cleosmar Fernandes (MDB), Kleber Roberto Lopes (PP), Patrick Mattos de Oliveira (PP), Peterson Crippa (PP), Rhoomening Rodrigues (PSDB), Roberto Alves (PP), Rogério Medeiros (MDB), Valdomiro Barbosa de Andrade (MDB), além da autora da matéria; enquanto que os votos contrários foram de Adilson Paulino (PSD), Rodrigo Moraes (PR) e Thiago Duarte (MDB). Apenas a ausência de Osmar Vieira (PSDB), foi registrada.

Nádia pautou seu projeto, justificando que o ruído sonoro prejudica os animais e também pessoas com mais idade, além de portadores de necessidades especiais. Antes da votação, ela usou seu tempo no grande expediente da casa para ressaltar a importância da matéria.

Mesmo com a aprovação inicial, o texto segue para segunda votação na próxima sessão. Se mantido o acolhimento da maioria, irá para sanção do prefeito Mauro Candemil, que pode vetar ou não a lei.

Previous
Next