Previous
Next

Obras de desativação do emissário submarino do Mar Grosso começam nas próximas semanas

As obras de desativação do emissário submarino do balneário Mar Grosso, deverão iniciar nas próximas semanas, entre 15 e 20 de novembro. As informações são do chefe da agência da Casan em Laguna, Giovani Pickler. Segundo ele, a responsável pelos trabalhos será a construtora NCM, de Forquilhinha.

A inativação da estrutura começou a ser desenhada em 2017, após estudos de empresa contratada pela concessionária, após ação civil pública movida pelo Ministério Público catarinense. Com a inutilização do sistema atual, as novas construções prediais e residenciais no Mar Grosso, não serão mais obrigadas a possuírem fossa ou sumidouro.

O construtor ou morador só precisará construir uma caixa de inspeção e fazer a conexão da sua construção à rede coletora, que será ligada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), da Vila Vitória.

Como funciona o emissário atualmente

Atualmente, o esgoto das residências e estabelecimentos comerciais, localizados entre a região das praças Francisco Pinho e Nelson Moreira (praça do Villa), é transportado por tubulações subterrâneas até uma estação elevatória situada próximo ao Hotel Renascença. Lá, os resíduos passam por um gradeamento, promovendo um condicionamento prévio dos sólidos maiores, porém, sem impedir a passagem de objetos menores.

O emissário submarino não permite a utilização de tratamentos específicos nos resíduos, antes do despejo em alto mar. “Na época exigia-se somente isso, atualmente o esgoto deve passar por três processos de limpeza”, afirma o engenheiro responsável pelo projeto, André Labanoski.

A estrutura, erguida em 1986, possui 1,5 km de extensão com 12 metros de profundidade.

Notícias relacionadas